logo-whatsapp-png-transparente2.png

© 2019 by Romênia Gomes / Instituto ComQuali

Email: comqualiinstituto@gmail.com                                      Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira - 8h ás 12h e 13h15 às 18h

Fone: (62) 3541.3169 - 99158.8025

Endereço: Rua 86-A nº 50 St Sul - Goiânia

EXECUTIVE COACHING

O Executive Coaching pode mudar sua vida de executivo, empreendedor ou gestor

O Executive Coaching, ou Coaching Executivo, é uma modalidade do Coaching direcionada para empresários e consiste em auxiliar, através de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching estes profissionais em desenvolver novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.

O Executive Coaching pode ser contratado para elevar a performance profissional dos colaboradores de uma empresa, sejam executivos ou não. Quando este nicho surgiu, era somente focado em Coaching para executivos de médio e grande porte, porém aqui no Brasil foi se moldando com o tempo, e atualmente é aplicado em todos os setores de uma empresa, desde operários até diretores.

Esta modalidade de Coaching visa potencializar a performance dos executivos e profissionais por meio do aumento da eficácia do líder, da capacidade de influenciar, formar, desenvolver e liderar times de alta performance, elevando a motivação, engajamento e produtividade das equipes.

O COACHING EXECUTIVO TEM COMO FOCO OS SEGUINTES OBJETIVOS:

  • Melhorar a comunicação, relacionamentos e cooperação entre membros dos times

  • Otimizar a tomada de decisão, a administração do tempo, delegação e outros processos fundamentais para o líder

  • Potencializar forças e minimizar riscos aos quais os executivos e outros profissionais como membros da gestão e cargos de liderança estão expostos

  • Desenvolvimento de lideranças e competências de gestão

  • Melhorar as relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento das equipes

  • Preparação de profissionais para promoção ou mudança de área

  • Aceleração de resultados e do alinhamento sistêmico dos colaboradores a cultura organizacional

 

Em um processo de Executive Coaching, o Coach e Coachee se tornam parceiros em busca do alcance das metas e objetivos. Além disso, este processo melhora a vida das pessoas e contribui para o sucesso sustentável nos negócios ao se utilizar de técnicas e ferramentas que desenvolvem e potencializam as capacidades e habilidades dos envolvidos.

Diferentemente dos processos de Coaching de Vida e Carreira, que colocam o foco exclusivamente no cliente individual, o Coaching Executivo foca tanto nas necessidades e metas do executivo, ou profissional, como da organização patrocinadora.

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, Coaching Executivo é definido pelos profissionais de Executive Coaching que desenvolvem indivíduos ou grupos em grandes organizações e seus trabalhos envolvem:

  • Desenvolvimento de líderes

  • Planejamento estratégico e resolução de trabalho em equipe

  • Otimização das habilidades de comunicação, negociação e delegação

  • Coaching de carreira para aumento das oportunidades e satisfação do profissional

  • Desenvolvimento de habilidades específicas de Coaching para líderes

  • Potencialização de equipes visando alta performance

  • Desenvolvimento de super executivos

 

Os resultados para as empresas ainda envolvem:

  • Instaurar nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras

  • Eliminar as crenças limitantes

  • Aumentar a autoestima

  • Fortalecer as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores

  • Motivar o trabalho colaborativo vertical e horizontalmente de forma contínua

  • Equilibrar o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa

 

EXECUTIVE COACHING NAS EMPRESAS

Empresas de sucesso são o resultado de pessoas de sucesso. Por isso, para que os colaboradores deem o melhor de si é necessário que haja lideranças efetivas e um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento dos profissionais.

Os benefícios do Coaching Executivo já são conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, onde as empresas usam com frequência este tipo de Coaching para potencializar a performance dos seus profissionais.

Uma pesquisa feita pela PUC de Campinas, com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos as mudanças organizacionais e 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos de trabalho.

Esse tipo de Coaching voltado ao desenvolvimento de executivos com habilidades diferenciadas e de Alta Performance tem sido cada vez mais contratado pelas empresas que precisam destes profissionais de alto nível para alcançar melhores resultados.

CONHEÇA ALGUNS TERMOS DO EXECUTIVE COACHING

Alguns termos são comumente utilizados nos processos de Coaching, e é muito interessante que os Coaches Executivos os conheçam e façam uso correto.

Vivencial: O desenvolvimento de líderes é realizado principalmente através de abordagens práticas que tem lugar no contexto do trabalho. As metas e atividades são específicas e decididas em conjunto com as necessidades reais do líder, provocando e promovendo que as aplicações sejam reais e vivenciadas na vida própria vida profissional do líder.

Processo de desenvolvimento de líder: O coaching executivo coloca o foco no desenvolvimento da capacidade do executivo em influenciar, motivas e liderar outras pessoas.

Líder: É um termo usado de forma abrangente no sentido de identificar qualquer profissional que tenha o potencial de contribuir significativamente com a missão e propósito da organização.

De um-a-um: As principais atividades de coaching acontecem entre o líder, individualmente, e o seu coach. Também conhecido como one-an-one.

Expandir capacidade: Desenvolver novas maneiras e pensar, sentir, agir, aprender, liderar, e se relacionar com os outros expande a eficiência individual e organizacional.

Dados colhidos de múltiplas perspectivas: O uso apropriado de entrevistas e instrumentos padronizados assegura a precisão e validade dos dados colhidos de pessoas que representem uma gama de perspectivas dentro da organização. Com isso o líder e seus liderados compreendem, esclarecem e se comprometem com metas apropriadas.

Respeito e confiança mútuos: A aprendizagem de adultos funciona melhor quando o executivo e o coach, juntamente com outros líderes da organização, tratam uns aos outros como iguais, focando nos pontos fortes e acreditando na integridade e no compromisso uns dos outros, praticando respeito e confiança.